Friday, May 27, 2011

corset/corselet/espartilho/corpete parte I

Se tem uma peça que eu amoo é o corset/corselet/espartilho/corpete  e sei que a maioria das mulheres se encantam quando ficam na frete de um corset , e tem como não ficar? não né ele é lindo, sexy , valoriza as formas do corpo, chique enfim é maravilhoso. Eu sempre quis fazer um post sobre corset e talz mas sei que ficaria muito grande , por isso vou dividir o post em partes . Agora na primeira parte vou falar um pouco sobre a história e a diferença entre corset/corselet,espartilho e corpete .
#história dos corsets :
O corset é bemmmm  antigo e bem diferente do que é hoje , passou por várias tranformações até ser como conhecemos hoje, dizem qua naquela época usar um corset era uma verdadeira sessão de tortura =/ . Dizem que o corset apareceu no século III a.c. Mas a principal tranformação se deu no século xv quando começaram a separar o corpete da saia daqueles longos e belos vestidos . Para garantir a boa suatenção da peça na época eram feitos com hastes de prata , marfim, ferro, madeira e até ossos de animais (!) . Para vcs terem ideia do sulplicio que era usar um corset, na época as mulheres sofriam com problemas respiratórios, circulatórios, problemas intestinais e digestivos, até problemas de coluna , elas apertavam tanto que dizem que diminuiam até 20 cm de cintura =0.
no século XVIII  com a revolução fancesa o corset foi praticamente abandonado pois a moda naquele momento era valorizar as formas naturais com formas fluidas e leves , depois de um tempo elas voltaram repaginadas ainda com as barbatanas de baleia para dar suporte , mas eram bem mais flexiveis .
No começo de século XIX foram colocados fechos de metal para que podesse abrir e fechar sem precisar desamarrar a peça , o uso prlongado causavam varios males a saúde e por isso era discriminado por diversos médicos. Não só as mulheres usavam , crianças usavam para ter postura, e até homens com o mesmo proposito.No começo do século XX voltou a valorização das formas fluidas e leves , já havia tmbm o sutien e os tecidos elasticos mostravam possibilidades inovadoras de controlar as formas do corpo sem tanto digamos, sofrimento e aperto .Os corsets foram ficando cada vez mais raros a partir dessa época, nos anos 80 alguns estilistas como a maravilhosa Vivienne Westwood trouxeram de volta a moda elementos de fantasia e fetiche os corsets feitos com vinil, látex, couro. Depois os estilos alternativos , principalmente o estilo gótico adotou o corset como peça principal.




#diferenças entre corset, corselet,espartilho e corpete :
muita gnt acha que todos são a mesma coisa , outras como eu não sabem quem é quem rsrsrs então vamos ver agora a diferença entre eles :
*corset: o corset é (traduzido p portugues ESPARTILHO) É a real peça com varias camadas de tecidos, barbatanas de aço , bem estruturado que modela o corpo só pode ser feito por um corset maker e tem um preço nada barato por causa dos materiais e mão de obrs
*corselet:é aquela peça que imita o corset só que com um material elastico e barbatanas de plastico , quem ver de longe até imagina que é um corset , mas ele não diminui a cintura e talz , é aquele famoso espartilho de sex-shop e talz
*espartilho:Os espartilhos na verdade são apenas inspirações nos espartilhos antigos , são geralmente encontrados em lojas de lingerie , e estão longe de serem um real espartilho , servem mais como fetiche e talz geralmente encontrado com cinta liga , meias =)
*corpete:Os corpetes são aquelas blusinhas com barbatanas de plásticos e as vezes até bojo , são feitas com tecido elastico ou não e fechadas geralmentes com fitas como um corset
em todos os casos o corset é bem mais caros que as outras opções





espero que tenham gostado na segunda parte do post falarei sobre os tipos de corset, cuidados com o uso do corset, e tight lacing ( usado constantemente para afinar a cintura) bjss=*** até o proximo
me adiciona tdos os meus links

No comments:

Post a Comment